Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Título Original: Where She Went
Gênero: Ficção
Ano: 2014
Páginas: 219
Antes de ler a resenha do livro Para Onde Ela Foi recomendamos que leia a resenha do livro anterior Se Eu Ficar.
[RESENHA] "Para Onde Ela Foi", é a tão decisiva e esperada continuação do livro "Se Eu Ficar", o enredo no qual podemos respirar aliviados ao saber que Mia escolheu ficar, escolheu a vida. As incógnitas que ficam na cabeça do leitor são em relação a forma como a vida de Mia continuou, como os seus traumas poderão ser superados. Ela ainda é uma garota feliz ao lado de Adam?
O leitor nota uma abordagem diferente logo de inicio, pois diferente do primeiro livro, a narração agora é de Adam. E ao que parece não é o mesmo garoto que conhecemos na primeira história, aparentemente logo de inicio notamos uma mágoa e infelicidade na vida dele. Notamos que agora ele conseguiu realizar o seu sonho de sucesso com uma banda de rock, com uma carreira promissora, mas algo não estava tranquilo no seu coração...
Mia, que sempre sonhou em ir para Julliard, a famosa escola de música de Nova Iorque, finalmente conseguiu. Porém, não é a mesma garota doce e feliz que conhecemos na primeira história, mas alguém repleto de cicatrizes no coração e lembranças da sua antiga vida!
A emoção da narração começa exatamente ao sabermos que por algum acaso da vida e dos palcos que frequentam, Mia e Adam finalmente irão se reencontrar. Então, a partir do reencontro dos nossos queridos personagens, podemos compreender o real motivo de tantas mudanças, os motivos que levaram Mia a se afastar de Adam, explicações tanto para o garoto, quanto para nós leitores, que estávamos completamente desnorteados com a realidade encontrada nessa nova narração.
São personagens com personalidades fortes, sobretudo no caso de Adam, que não tornou-se extremamente oposto e até revoltado. Era uma carreira de sucesso que ele sempre quis? Pois é, ele conseguiu, mas não encontra razão e felicidade nisso, na verdade a vida parece sem muito sentido.
É chegado um momento em que sentimos até um pouco de revolta em relação ao comportamento de Mia, da sua negação e esquecimento de pessoas queridas, porém, percebemos que nem tudo é como achamos, que até o fato de estarmos em convívio com as pessoas que amamos, pode nos trazer dor.
Sem sombra de dúvidas, esse foi um livro essencial para o desfecho final da história. Muito provavelmente o leitor não ficará do lado de nenhum dos personagens, apenas irá compreende-los. Toda a magoa de Adam é válida, a angústia do afastamento de Mia. E também, finalmente conseguimos entender Mia e o seu coração, as feridas existentes nele. Também vibramos quando eles finalmente se dão conta de que o amor não faz esquecer a dor, mas quando temos o amor como o nosso aliado, qualquer dor é amenizada.
"Acabei percebendo que há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso."
Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário