sábado, 27 de julho de 2019

Resenha: Divergente | Divergente

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Título original: Divergent
Gênero: Distopia, juvenil
Ano: 2011
Páginas: 504

Divergente - Veronica Roth
[RESENHA] A série Divergente é uma trilogia escrita pela mundialmente conhecida autora norte-americana Veronica Roth, que também é conhecida pelo livro Crave a Marca que foi lançado em 2017.
O livro é uma distopia e conta a história do mundo após uma guerra, onde a sociedade é dividida por cindo facções e cada uma delas tem a sua principal característica: Abnegação (altruísmo), Amizade (generosidade), Audácia (coragem), Erudição (inteligência) e Franqueza (sinceridade). A história se passa em Chicago, EUA.
Quando os adolescentes completam 16 anos todos precisam participar da Cerimônia de Escolha, que consiste em um exame de simulações baseado nos principais medos de cada um. Durante o exame os adolescentes precisam enfrentar os seus medos e é o modo como eles lidam com esses medos que determina a qual facção eles mais tem ligação. Muitos adolescentes acabam tendo ligação com a facção atual em que estão atualmente, mas como o nome da cerimônia diz eles podem escolher pertencer a outra facção. Isso normalmente é arriscado, pois a escolha é para sempre, não se pode mudar ou voltar a sua facção antiga.
O livro foca na história de Beatrice Prior, uma adolescente que completou 16 anos e vai participar da Cerimônia de Escolha. O seu irmão, Caleb Prior, também vai participar da cerimônia. Os exames são feitos de forma individual e são aplicados por um adulto... O resultado final de Beatrice é preocupante, pois ela apresenta inclinação para mais de uma facção o que a torna uma Divergente. Ela é orientada a não contar para ninguém, nem mesmo para a sua família sobre o seu resultado, pois contar que é uma Divergente a coloca em risco. A sociedade atual acredita que as pessoas que possuem inclinação para mais de uma facção representam um perigo, pois elas não são consideradas normais e confiáveis.
Beatrice e Caleb atualmente pertencem a facção da Abnegação, que é a facção que tem os líderes altruístas no governo. Eles mesmos abrem mão do luxo e da vaidade para que a sociedade possa viver de uma forma mais igualitária. Essa facção é onde menos existem transferências, pois ela é considerada uma das melhores facções. Durante a cerimônia Caleb opta por ir para a facção da Erudição o que gera burburinho entre todos, considerando que sei pai é o líder da facção. Na vez de Beatrice ela está cheia de dúvidas do que fazer e com o peso de que seu irmão já abandonou a sua facção. Mas ela não quer mais pertencer a Abnegação, ela quer o novo, quer uma nova vida e por isso escolhe ir para a facção Audácia. O choque entre todos é ainda maior, pois a Audácia é considerada a facção mais diferente, a mais radical.
Escolher trocar de facção não foi fácil para Tris, esse é o nome que ela passa a ter ao entrar na nova facção. Ficar na Audácia será ainda mais complicado, pois os lideres dessa facção fazem com que os novos integrantes passem por diversas provas, uma mais difícil do que a outra, que exigem muita coragem e é claro audácia.
Será que Tris vai conseguir passar por todas as provas e se tornar definitivamente integrante dessa facção? Se ela não conseguir, ela será expulsa e não poderá voltar a Abnegação ou escolher outra facção, ela se tornará uma sem teto.

A Summit Entertainment comprou os direitos de imagem da série e em 2014 foi lançada a adaptação cinematográfica do primeiro livro, Divergente.

Trilogia:
- Divergente
- Insurgente
- Convergente

Livro extra:
- Quatro: Histórias da Série Divergente

"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela." Tris (pág. 111)

Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário