sábado, 16 de novembro de 2019

Resenha: Insurgente | Divergente

Uma escolha pode te transformar - ou destruir. Mas toda escolha carrega consequências, e, enquanto uma sensação de inquietação assola as facções ao seu redor, Tris Prior precisa persistir em sua tentativa de salvar as pessoas que ama - e a si mesma - ao lidar com questões relacionadas à mágoa e ao perdão, à identidade e à lealdade, à política e ao amor.O fim da iniciação de Tris deveria ter sido marcado por celebração e vitória com sua nova facção; no entanto, o dia resultou em horrores inimagináveis. Agora, à medida que o conflito entre as facções e suas ideologias cresce, a guerra se aproxima. E, em tempos de guerra, partidos precisam ser tomados, segredos vão emergir e as escolhas se tornarão ainda mais irrevogáveis - e poderosas. Modificada por suas próprias decisões, mas também por uma devastadora sensação de mágoa e de culpa, descobertas radicais e relacionamentos em transformação, Tris precisa aceitar por completo a sua Divergência, mesmo que não saiba exatamente o que pode perder ao fazer isso.

Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Título original: Insurgent
Gênero: Distopia, juvenil
Ano: 2012
Páginas: 512
Insurgente - Veronica Roth
Antes de ler a resenha do livro Insurgente recomendamos que leia a resenha do livro anterior Divergente.

[RESENHA] Insurgente é o segundo livro da trilogia distópica Divergente escrita pela autora Veronica Roth. A história continua exatamente onde o livro anterior terminou, a Erudição atacou a Abnegação usando de simuladores para controlar as pessoas. Com isso eles conseguiram a passar a governar a cinco facções, já que a Abnegação foi derrubada nesse ataque.
Esse ataque trouxe o caos para a comunidade, pessoas inocentes morreram, houve traição dentro da Audácia e, provavelmente a pior parte, muitas pessoas ficaram sem facção, se tornando sem teto.
Mas ao contrário do que muitos pensam boa parte das pessoas que não tem facção são competentes, inteligentes e extremamente organizadas, elas buscam um objetivo em comum: acabar com todas as facções. Para conseguir isso elas vão precisar se aliar a uma pessoa que tem grande importância e destaque na história.
Tris está passando por um momento muito difícil, seus pais morreram, ela carrega a culpa pela morte de um amigo que também era namorado da sua melhor amiga e guarda esse segredo, pois tem medo das consequências.
A verdade sobre Tris acabou sendo revelada para algumas pessoas, inclusive o seu namorado. No começo ele se sente traído por ela não ter contado antes que era uma Divergente, mas com o tempo ele percebe que fez isso para protegê-lo e se proteger também. Os dois vão até a sede da Amizade para se reunir com quem sobrou da Abnegação e alguns outros aliados, eles começam a traçar um plano para tirar a Erudição do comando. Para tentar aumentar as chances de sucesso eles pedem apoio aos que não tem facção e a Franqueza, mas todos estão com medo e não querem ficar contra o novo governo.
Será que eles vão conseguir restaurar a ordem da comunidade? A Erudição vai permanecer no poder? Para saberem o que acontece vocês terão que ler o livro...

O livro Insurgente foi adaptado para o cinema em 2015, estrelado por Shailene Woodley, Theo James e Ansel Elgort.

"As pessoas, eu descobri, são camadas e camadas de segredos. Você acredita que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre escondidos de você, enterrados em seus próprios corações. Você nunca vai conhecê-las, mas às vezes você decide confiar nelas."

Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário