segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Resenha: A Última Carta de Amor

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer falta alguma coisa. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar “B”, sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Título Original: The Last Letter From Your Lover
Gênero: Ficção, Romance
Ano: 2012
Páginas: 384


A Última Carta de Amor - Jojo Moyes
[RESENHA] A Última Carta de Amor é um livro que roubou nossos corações e emoções. Uma história direcionada para as pessoas que acreditam no amor, no verdadeiro amor, que consegue suportar o tempo e todas as distâncias e ainda assim continua com a mesma essência e inabalado.
Uma história que nos faz refletir sobre diversos assuntos como traição, divórcio, preconceito financeiro e social, independência feminina e, claro, sobre o amor.
Jennifer e Anthony viveram um amor épico, encantador e podemos até dizer "eterno". Uma narrativa intercalada entre o passado e o presente. E o questionamento sobre até qual ponto devemos lutar por um amor, e se realmente vale a pena magoar um círculo de pessoas envolvidos na mesma história para sermos felizes. Cativante, questionador e completamente romântico.
O livro começa contando a história da jornalista Ellie Harworth, que há mais de um ano está em um relacionamento com um homem casado, e como isso pode afetar a sua vida profissional e seu relacionamento com os amigos.
A chefe de Ellie solicita que ela faça uma matéria sobre as mulheres dos anos 40 e 50, e para começar ela vai até o arquivo do jornal em que trabalha atrás de notícias da época. Em meio a tantos jornais antigos ela encontra uma antiga carta de amor assinada pelo misterioso "B".
Na sequência voltamos ao ano de 1960 e conhecemos a linda e encantadora Jennifer com as suas diversas facetas. Uma mulher sedutora, vista pela sociedade como fútil e que foi treinada para uma vida de “mulher perfeita da alta sociedade” para ser exibida pelo marido diante dos eventos de alta classe de uma época marcada pelo glamour.
Tentando manter os padrões que lhe eram impostos, Jennifer leva a vida como as demais mulheres do seu círculo social. A aparência de mulher festiva, extremamente elegante e boa esposa. Porém, a sua verdadeira essência se manifesta e é avivada após se envolver com Anthony, ou mais especificamente, com o misterioso "B".
Dentro de uma série de encontros e desencontros, a vida cruelmente separa os dois amantes. Mas qual seria o desfecho dessa história? Qual o destino de cada personagem?
Uma história completamente envolvente, que faz o leitor desejar chegar ao fim rapidamente e torcer para que tudo ocorra bem e os nossos amados personagens sejam finalmente felizes.
Uma narrativa que focaliza diversos personagens. Algo positivo no sentido da observação de um mesmo fato por mais de uma perspectiva.
Alguns personagens secundários também têm papel importante no desfecho da narrativa, decisões e ações que mudam destinos. São choques de realidade, na perspectiva de que toda ação pode influir na vida das pessoas à nossa volta, inclusive pessoas que dependem de nós.
"Certa vez uma pessoa sábia me disse que escrever é perigoso pois nem sempre podemos garantir que nossas palavras serão lidas no espírito em que foram escritas." (P.368)
E por hoje é isso leitores de plantão. Vale salientar que a presente resenha é baseada em visões e opiniões de simples leitoras (nós da Ponte Literária), não um veredito final, dessa forma, sinta-se a vontade para deixar o seu comentário a respeito do livro e também da resenha. Vamos trocar ideias literárias!

Um grande abraço e até breve. 


Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Tumblr: https://ponteliteraria.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário