Hello, leitores de plantão! Como vocês estão?
Nessa semana vamos
dar uma pausa nas resenhas e vamos dar algumas indicações. Hoje vamos começar
indicando três livros que particularmente estão na nossa listinha de preferidos.
Com o proposito de agradar todos os tipos de leitores, trazemos três opções bem
distintas de leitura, porém com uma característica comum, a emoção que causará
no leitor, isso é certeza. São livros tocantes e reflexivos. Vamos conferir?
A Chave de Sarah - Tatiana de Rosnay |
Ao se aprofundar em sua investigação, Julia constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand. Ela resolve descobrir o destino dos ocupantes anteriores. É revelada então a história de Sarah, a única sobrevivente dos Starzynski a sobreviver.
A família de Sarah foi uma das muitas brutalmente arrancadas de casa pela polícia do governo colaboracionista francês. Michel, irmão mais novo garota, se esconde em um armário, e Sarah o tranca lá dentro. Ela fica com a chave, acreditando que em poucas horas estará de volta. Julia é então impelida a retraçar a sofrida jornada de Sarah em busca de liberdade e sobrevivência, dos terríveis dias em campos de concentração aos momentos de tensão na clandestinidade, e por fim seu paradeiro após a guerra. E à medida que a trajetória da garota é revelada, mais segredos são desenterrados.
Ao escrever sobre o passado da França com uma clareza implacável, Tatiana de Rosnay oferece em 'A Chave de Sarah' um contundente retrato da França sob a ocupação nazista, revelando tabus e negações que circundam este doloroso período da História francesa.
2) A Menina Que Roubava Livros - Markus Zusak
A Menina Que Roubava Livros - Markus Zusak |
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a cumplicidade do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que a ensina a ler. Em tempos de livros incendiados, o gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito.
A vida na rua Himmel é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um jovem judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela história. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa desse duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto — e raro — de crítica e público.
3) Extraordinário - R. J. Palacio
Extraordinário - R. J. Palacio |
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Como vocês podem notar, são realmente obras bem distintas,
embora duas delas tiveram como cenário a Segunda Guerra Mundial, os enredos tomam
perspectivas completamente diferentes, porém eternizam personagens como
verdadeiros heróis, assim como Extraordinário que encanta e ganha o coração do
leitor do inicio ao fim!
Iaí leitores, já conhecem as obras indicadas? São tocantes
pra vocês da mesma forma que são para nós? Se ainda não conhecem, arriscamos
indicar-lhes sem medo algum. Encantem-se também!E por hoje é só. Valendo ressaltar que essa é a nossa primeira tentativa de “Lista de indicações” e esperamos que o formato tenha agradado vocês, caros leitores. Aguardamos a opinião de vocês, bem como sugestões e também as indicações dos livros que vocês leem e sentem necessidade de apresentar ao mundo, conosco é bem assim, iremos adorar.
Um grande abraço e até breve!
Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Tumblr: https://ponteliteraria.tumblr.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário