sábado, 14 de janeiro de 2017

Resenha: Depois de Você

Quando uma história termina, outra tem que começar.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Título Original: After You
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2016
Páginas: 320


Depois de Você - Jojo Moyes
Antes de ler a resenha do livro Depois de Você recomendamos que leia a resenha do livro anterior Como Eu Era Antes de Você.

[Resenha] Após as grandes emoções vividas no livro Como Eu Era Antes de Você foi lançado o livro que dá continuidade a vida de Lou, Depois de Você também está repleto de emoções, questionamentos e decisões que nem sempre são fáceis. Will partiu e a vida de Louisa continua... Mesmo sem conseguir superar a morte de Will (nós também não superamos), Lou tenta seguir o conselho deixado por ele: Viver e aproveitar plenamente o que a vida tem a oferecer. O que acabou tornado-se uma tarefa nada fácil.
No início ela viaja pelo mundo conhecendo novas culturas e pessoas, e fecha o seu coração para tentar superar a dor da perda. Ela está fazendo exatamente o que as outras pessoas querem, seguindo em frente, ou pelo menos é o que ela demonstra. Alguns meses se passam, ela se cansa de ficar rodando o mundo e resolve comprar um apartamento e ir morar sozinha em Londres. Lou vive em constante solidão, arrumou um novo emprego, dessa vez trabalha em um bar dentro do aeroporto e visivelmente este não é o emprego dos seus sonhos, sua vida não tem de nada de empolgante.
Tem como piorar? Sim, caros leitores, infelizmente tem! Certo dia Lou bebeu demais e está no terraço do prédio onde mora, andando na beirada e aproveitando a vista quando se assusta com uma garota que está observando-a. Por causa do susto Lou cai do terraço. Com o acidente ela fica muito debilitada e precisa voltar a morar um tempo com a família para que eles possam ajudá-la em sua recuperação.
Depois do acidente a família Clark fica demasiadamente preocupada e chegam até a questionar se a queda do terraço foi mesmo um acidente... Para tranquiliza-los e a contragosto, Lou concorda que após o seu retorno para Londres, passará a frequentar um grupo de apoio para pessoas que passaram por perdas trágicas e que não estão indo tão bem na recuperação emocional.
Lou passa a frequentar o grupo imaginando que nada poderá mudar na sua vida com esses encontros onde as pessoas se reúnem para falar de suas tristezas e perdas.
A vida de Lou repleta de surpresas, traz para ela um novo “colega”, Sam Fielding, que ela acredita ser o pai de um dos membros do grupo de apoio e que coincidentemente é o mesmo paramédico que prestou socorro no dia do seu acidente. Então, este é o inicio de uma tímida amizade...
Após retornar a Londres, Lou descobre que a garota misteriosa que estava no telhado no dia do seu acidente se chama Lily. Uma personagem muito importante para o desfecho da história, talvez uma forma de ligar a vida de Lou e Will a partir de outra perspectiva.
Um ponto positivo na narração, é a presença mais ativa da família Clark. A mãe de Louisa acaba trazendo um importante tema, que é a liberdade da mulher diante de uma sociedade machista. Josie Clark cansou de ser vista apenas como dona de casa, restrita aos trabalhos domésticos. Jojo Moyes escreve passagens com muito humor para tratar brilhantemente essa temática tão significativa para o cenário da sociedade atual. 
De maneira geral, foi um livro justo com a nossa amada Louisa. Não pretendemos aqui revelar o grande fechamento dessa história completamente envolvente e encantadora, mas podemos dizer que Lou consegue finalmente sentir "apenas" a saudade de Will e recordar as boas lembranças, sem mágoas, sem tristezas, "apenas" saudade. Algumas pessoas que apareceram na vida de Lou foram fundamentais para essa libertação. Finalmente com diria o nosso querido Will, Lou conseguiu viver bem...
"Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos." (P. 310)
Por hoje é isso, esperamos que tenham gostado da resenha. Não esqueçam de comentar a opinião de vocês.

Um abraço e até breve.

Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria

Tumblr: https://ponteliteraria.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário