segunda-feira, 13 de março de 2017

TOP 4 - Livros sobre o Holocausto

Hello Leitores!



Hoje trazemos um TOP 4 diferente de todos os outros já apresentados aqui no blog. O Holocausto é sem sobra de dúvidas, mesmo que ocorrido no século XX, um dos temas mais estudados e publicados no mundo. 
Para quem não está completamente inteirado sobre essa temática, Holocausto tem a sua definição original como "sacrifício pelo fogo", e essa definição se colocou forte e arrasadora especificamente no cenário da Segunda Guerra Mundial, quando o governante da Alemanha, o Nazista e completamente ditador, Adolf Hitler, estabeleceu que a Alemanha deveria ser composta apenas por uma raça superior e pura (Arianos), e que não havia espaço para os judeus, ciganos, homossexuais, negros, dentre outros, pois de acordo com a sua ideologia essas pessoas eram consideradas "não puras" eram isoladas e vítimas de um dos maiores massacres que a humanidade já viveu. 
Pensando nisso, e no vasto número de obras literárias existentes acerca do tema, preparamos uma lista com 4 livros que tratam do assunto de forma direta ou indiretamente. Vamos conferir...


1- A Menina que Roubava Livros

Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. 


2 - O Diário de Anne Frank

Anne Frank ficou conhecida no mundo com a publicação póstuma do seu diário. Anne foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, cuja vida terminou aos 15 anos de idade em um campo de concentração. Ela sonhava em ser jornalista e também adorava assistir a filmes, mas foi proibida a ter acesso a salas de cinema por ser judia. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto foi o assassinato em massa de cerca de 6 milhões de judeus. Em seu diário, publicado pela primeira vez em 1947, Anne escrevia experiências do período em que sua família se escondia da perseguição aos judeus. Os relatos, mais tarde viraram a já mencionada obra Diário de Anne Frank, considerado um dos livros mais importantes do século XX. Nascida em Frankfurt, na Alemanha, Anne passou grande parte da vida nos Países Baixos, em Amsterdã, para onde sua família se mudou em 1933, na época da ascensão dos nazistas ao poder. A garota escrevia no diário as intimidades e o cotidiano das pessoas ao redor. O livro narra as histórias desde o dia 12 de junho de 1942 até 1 de agosto de 1944. Atualmente, o Diário de Anne Frank é um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.


3 - O Menino da Lista de Schindler

O menino da lista de Schindler acompanha a trajetória de Leon Leyson, o mais jovem integrante e um dos últimos sobreviventes da famosa lista de judeus salvos pelo empresário alemão Oskar Schindler durante a Segunda Guerra Mundial. Intenso como O diário de Anne Frank, o livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores depois de alcançar a prestigiosa lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e oferece uma perspectiva única do Holocausto. Um relato emocionante, corajoso e humano que precisa ser contado às novas gerações.



4 - O Menino do Pijama Listrado

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.


E por hoje ficamos por aqui leitores!
Devemos sim dar créditos a essas obras que tratam de um assunto tão sério e que vitimou tantos inocentes. Vivemos uma época em que há uma tentativa de mascarar e minimizar os danos causados com o Holocausto, porém, é dever de todos nós não esquecermos dessas pessoas que tanto sofreram nas mãos de uma ditadura. Os livros aqui apresentados, configuram-se como uma homenagem, um lembrete do que jamais poderá ser apagado. 

Um grande abraço e até breve!

Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Tumblr: https://ponteliteraria.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário