segunda-feira, 31 de julho de 2017

Feliz Aniversário J.K. Rowling - 12 Curiosidades sobre a autora

7:51 PM 0 Comments
Hello leitores!
Hoje o dia é de festa, dia de comemorar. Afinal, que dia é hoje gente, do que estamos falando? É o aniversário da talentosíssima, a rainha, a melhor escritora, Joanne Kathleen Rowling, ou como gostamos de chamar J.K Rowling, ou simplesmente tia Jo. Aquela que deu vida a Harry Potter, aquela que sempre trouxe magia para os nossos corações. Também é aquela que além dessa saga tão amada (Harry Potter), possui diversas outras obras que fazem justiça ao seu nome. Pois é, essa mulher merece todas as homenagens. Nós aqui do Ponte Literária somos fãs declaradas de J.K Rowling, então não poderiamos deixar de homenagear de alguma forma essa escritora maravilhosa que nos inspira a cada dia. Então sem mais delongas, preparamos 12 curiosidades sobre ela, sobre sua vida e carreira.


1. J.K. é a abreviação para Joanne Kathleen. Ela só adotou o segundo nome quando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, em 1997, em homenagem à sua avó. Quando criança, seu apelido era “Jo”. Ela nasceu em 1965, em Yate, Inglaterra e é a filha mais velha. Sua irmã, Dianne, é 2 anos mais nova. 


2. Tal mãe, tal filho. J.K. Rowling comemora seu aniversário no dia 31 de julho, o mesmo em que Harry Potter apaga as suas velinhas. 


3. A fênix é o animal predileto entre as criaturas fantásticas que habitam seus livros. A autora diz que as prefere porque são muito bonitas.


4. A inglesa deu com o nariz na porta de várias editoras, que recusaram os originais de seu primeiro livro por considerarem-no longo demais para crianças. 


5. Quando tinha 8 anos, J.K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha – não é a toa que acabaram dando o sobrenome a Harry.


6. O personagem Ron foi baseado em Sean, um amigo da escritora que tinha um Ford Anglia, carro de destaque no segundo filme da série. Já Hermione é uma espécie de auto-retrato da autora quando criança.


7. Não é a toa que Harry pega o Expresso de Hogwarts para chegar a seu mundo mágico. Em 1990, quando a autora viajava de trem entre as cidades de Londres e Manchester, na Inglaterra, a locomotiva quebrou e ficou horas parada. Foi aí que ela teve a idéia de escrever sobre um menino bruxo. Mas a relação entre os trens é mais antiga. Seus pais, Peter John Rowling e Anne Volant, conheceram-se na Kings Cross Station, a estação na qual o garoto tem de achar a plataforma 9 e três quartos.


8. A autora conheceu seu ex-marido, o jornalista português Jorge Arantes, quando dava aulas de inglês na cidade do Porto, Portugal, em 1992. Eles se casaram e J.K. perdeu o primeiro filho. Em 27 de julho de 1993 nasceu Jessica Isabel Rowling Arantes. Seu casamento durou até setembro e, por isso, J.K. foi morar em Edimburgo, Escócia, em outubro do mesmo ano.


9. Divorciada, J.K. acabou tendo de viver graças a uma pensão semanal de valor equivalente a 300 reais, paga pelo governo escocês. Morava com a sua filha em um pequeno apartamento e quando a nenê caía no sono durante os passeios de carrinho, a autora aproveitava para entrar num café da cidade e redigia a história de Harry Potter em bloquinhos de papel. A obra demorou 5 anos para ficar pronta.


10. Embora J.K. tenha inventado a maioria dos nomes do universo de Harry Potter, pesquisou alguns no passado: aos 9 anos, sua família mudou-se para uma casa perto de um cemitério, que acabou sendo fonte de vários nomes. Dumbledore, por exemplo, era o termo usado no inglês antigo para a mamangava, um tipo de abelha. Snape, nome do professor de poções, é o mesmo de um lugar da Inglaterra.


11. Antes de se tornar uma celebridade, J.K. já tinha trabalhado como professora assistente, pesquisadora da organização de direitos humanos Anistia Internacional e até de secretária bilíngüe. Estudou francês e línguas clássicas na Universidade de Exeter, na Inglaterra. O latim que aprendeu lá foi muito útil para criar as palavras mágicas e feitiços dos livros.


12. Quando começou a escrever as aventuras de Harry Potter, J.K. Rowling não tinha em mente o objetivo de escrever ao público infantil. Ela diz que se diverte muito quando conta as histórias do garoto e que, se for um livro bom, qualquer um vai se interessar por ele. A idade não importa.


Fonte: Potterish.com

Então é isso leitores. Podemos dizer que tia Jo nunca deixa de nos surpreender, não é mesmo? Desejamos feliz aniversário para essa pessoa tão amada que enche as nossas vidas de fantasias. Muito provavelmente ela não vai ver esse post, mas a nossa gratidão se revela por podermos falar dessa pessoa tão amada com cada fã, isso já é a grande recompensa. E Viva tia Jo. Um grande abraço e até breve!


Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 

Twitter: @ponte_literaria

sábado, 29 de julho de 2017

Resenha: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

7:06 PM 0 Comments
Durante 12 anos o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voldemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter. Neste livro o leitor estará mais uma vez mergulhando no mundo mágico de Hogwarts e participando de aventuras repletas de imaginação, humor e emoção, que repetem o encantamento proporcionado pelos livros anteriores dessa maravilhosa série de J. K. Rowling.
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Gênero: Aventura e Fantasia
Ano: 2000 
Páginas: 348

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling
Antes de ler a resenha do livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban recomendamos que leia a resenha do livro anterior Harry Potter e a Câmara Secreta.

[RESENHA] O nosso querido Harry está agora com 13 anos, e as férias como sempre não estão sendo nada fáceis, a família Dursley não facilitam em nada a vida dele, ainda não aceitam que o garoto é um bruxo e provavelmente nunca irão aceitar. Os dias que já eram bastante desagradáveis só pioraram depois da chegada da tia Guida, irmã implicante de Válter.
Algo que o garoto não suporta são as ofensas feitas aos seus pais, que de forma alguma poderiam se defender, e isso era o ponto central das ofensas da tia Guida, difamar os pais de Harry. O garoto não suportou e acabou transformando a antipática senhora em um imenso balão, foi a maior confusão!
O seu local de fuga foi o Beco Diagonal, e nesse trajeto entre a casa dos seus tios e o beco, conhecemos o transporte alternativo para bruxos, o “Nôitibus”, que é um tipo de ônibus. Podemos dizer que essa é uma parte bastante engraçada do livro, uma viagem divertidíssima. E para sua alegria ele logo reencontra seu grandes amigos, Rony e Hermione, então parece que as coisas irão melhorar. Parece...
Algo que Harry não sabia é que estava sendo procurado pelo Ministério da Magia, isso o deixa bastante apreensivo. Porém, para sua surpresa a noticia que o Ministério trás é que o perigoso Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban. O garoto a princípio não entende os motivos da preocupação específica com ele, mas logo fica sabendo que Sirius Black foi responsável por diversos assassinados e que também traiu os seus pais, entregando-os a Voldemort. Então Harry é visto como um forte alvo de acordo com o Ministério da Magia. 
Harry é levado para Hogwarts e lá as dificuldades continuam. Passamos a conhecer os guardas de Azkaban, os nada agradáveis “Dementadores” que estão de guarda nos portões da escola, pois Sirius Black é aparentemente um perigo e precisa ser detido e colocado de volta em Azkaban. Além disso o indecifrável professor Severo Snape continua tratando Harry da maneira menos amigável possível.
A presença do Quadrilbol como sempre é forte no decorrer da história, e Harry como sempre continua empolgado para trazer uma vitória para Grifinória.
A história acaba trazendo surpresas, e quem anteriormente parecia culpado acaba mudando para posição de herói e amigo, e grandes reviravoltas acontecem, é surpreendente.
E para contradizer todas as expectativas, Snape também acaba salvando o trio de uma situação de grande perigo. Pois é, acontece uma grande mudança!
Acabamos adentrando em outras histórias do passado da família de Harry, conhecemos um pouco do grupo de amigos de Tiago (pai de Harry) na época da adolescência. Muitas coisas são esclarecidas e podemos dizer que Harry acaba encontrando alguém que ele pode considerar “família”.
Não podemos esquecer que nessa terceira história os nossos queridíssimos e amados professores e demais alunos estão de volta para abrilhantar e trazer muita magia e humor. Novos personagens são inseridos e muitas surpresas são reveladas.

"Juro solenemente que não pretendo fazer nada de bom." (Pág. 159) 

Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria
  

quarta-feira, 26 de julho de 2017

TOP 5: As Maiores Bibliotecas do Mundo

7:02 PM 0 Comments
Hello, leitores!
Hoje vamos falar sobre um dos nossos assuntos preferidos, livros!
Na verdade a centralidade do post de hoje são as bibliotecas, esses paraísos que guardam verdadeiras fontes de magia, alegria, fantasia, viagens por destinos inimagináveis. Então, a nosso proposta hoje é a nível de informação, de divulgação das maiores bibliotecas do mundo. Com vocês, os maiores paraísos de livros existentes no mundo:


5° lugar: Biblioteca Nacional da Rússia em São Petersburgo, Rússia

Possui um grande acervo original de documentos em russo e em línguas estrangeiras. Foi formada a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada em 1975 por Catarina, a Grande.
A biblioteca tem mais de 17 milhões de volumes de livros e coleções, 450.000 manuscritos e 600.000 jornais.

4° lugar: Biblioteca do Estado Russo em Moscou, Rússia
A biblioteca foi formada a partir da Biblioteca Załuski, conseguida após a conquista de Varsóvia. em 1794. A antiga biblioteca possuía cerca de 400.000 volumes e foi declara como propriedade do governo russo como um prêmio da guerra.
Atualmente conta com um acervo de aproximadamente 44 milhões de exemplares em cerca de 275 km de prateleiras. Muitos livros são sobre a antiga União Soviética.

3° lugar: New York Public Library em Nova Iorque, Estados Unidos
O acervo da biblioteca é de aproximadamente 53 milhões de exemplares catalogados.
O prédio, que chama atenção por sua arquitetura, acabou virando ponto turístico e tem a sua própria loja de souvenir.
Frequentemente o local abriga exposições de arte.
A biblioteca já foi cenário de filmes como "Bonequinha de Luxo" e "Sex and the City".

2° lugar: British Library em Londres, Inglaterra
O local conta com um acervo de mais de 150 milhões de exemplares.
O grande destaque da biblioteca, são suas coleções raras, como os manuscritos de Jane Austen, James Joyce, Leonardo da Vinci e dos Beatles.

1° lugar: Library of Congress em Washington, Estados Unidos
Essa biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 155 milhões de exemplares.
O local abriga documentos, jornais e mais de 32 milhões de livros em mais de 470 idiomas diferentes. Há ainda manuscritos, dados numéricos, áudios e mapas.
Esta biblioteca é considerada a maior do mundo, tanto em espaço físico quanto em material catalogado.



Então por hoje é isso leitores...
Ficaram encantados, não é? Ou certamente estão pesquisando endereços para adiantarem a mudança. Acreditem, nós também! Hahaha
Pessoal, essa é uma nova proposta de post, esperamos que tenham gostado. Deixem aqui nos comentários ideias pra outros posts relacionados a esse tema, vamos adorar saber quais são as preferências de vocês.  

Então um grande abraço e até breve!


Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria
  

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Melhores Séries de Super-Heróis

8:31 PM 0 Comments
Hello leitores de plantão!

Somos viciadas em séries, isso é uma realidade. Porém, não temos um padrão de série pra assistir, afinal qualidade não tem modelo. 
Pensando nisso, o nosso post hoje saí um pouco do convencional e traz uma lista com as melhores séries de super-heróis. Então, acionem os poderem, as visões de raio-x e confiram a nossa seleção, Hahaha

Arrow

O jovem bilionário Oliver Queen é dado como morto após um grande naufrágio. Cinco anos depois, ele é encontrado com vida em uma remota ilha do oceano pacífico. Quando retorna para sua casa em Starling, sua mãe Moira, irmã Thea e melhor amigo Tommy dão as boas-vindas, porém, percebem que Oliver mudou.
Enquanto Oliver esconde a verdade sobre quem se tornou, ele tenta desesperadamente amarrar as pontas soltas de sua antiga vida. A mais importante delas é se reconciliar com Laurel Lance, a antiga namorada.
Conforme se reconecta com as pessoas ao seu redor, Oliver secretamente cria Arrow, um vigilante que luta contra os males da sociedade, restaurando a antiga glória da cidade. Porém, o pai de Lauren, Detetive Quentin Lance, está determinado a prender o novo herói. Enquanto isso Moira, a própria mãe de Oliver, esconde informações sobre o naufrágio, se mostrando uma mulher implacável e cruel, trazendo consequências que não podemos nem mesmo imaginar.

Demolidor

Matthew Michael Murdock é um jovem atleta e excelente aluno. Ainda na infância, um acidente envolvendo um caminhão que carregava lixos tóxicos o deixou cego e fez com que ele desenvolvesse vários sentidos. Quando Matt decide vestir o uniforme e adotar o nome "Demolidor", leva uma vida dupla: é advogado durante o dia, e, à noite, protege as ruas de Hell's Kitchen, seu bairro em Nova York.

Jessica Jones

Desde que sua curta vida como super-heroína acabou de forma trágica, Jessica Jones vem reconstruindo sua carreira e passou a levar a vida como detetive particular no bairro de Hell's Kitchen, em Nova York, na sua própria agência de investigações, a Alias Investigations. Traumatizada por eventos anteriores de sua vida, ela sofre de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, e tenta fazer com que seus super-poderes passem despercebidos pelos seus clientes. Mas, mesmo tentando fugir do passado, seus demônios particulares vão voltar a perseguí-la, na figura de Zebediah Kilgrave, um obsessivo vilão que fará de tudo para chamar a atenção de Jessica.

Legends of Tomorrow


Quando heróis sozinhos não são o suficiente... O mundo precisa de lendas. Já tendo visto o futuro, um deles irá desesperadamente tentar impedi-lo de acontecer. Rip Hunter, o viajante do tempo, recebe a tarefa de reunir um disforme grupo de heróis e vilões para confrontar uma ameaça difícil de parar; uma que não ameaça somente a integridade do planeta, mas do próprio tempo como uma entidade. Será que este improvável time é capaz de combater uma ameaça imortal, diferente de tudo que eles conhecem? 

Smallville

Baseada no personagem Superman da DC Comics, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, a série conta a história de Clark Kent, um adolescente quase comum, se não fosse por seus poderes especiais. A série mostra como seria a vida do Super Homem se ele tivesse caído na Terra nos tempos atuais, fazendo uma mistura da modernidade do século XXI e elementos antigos já conhecidos pela história do homem de aço. 

Power Rangers

Um grupo de corajosos e fortes adolescentes é recrutado para fazer a segurança do mundo contra a malvada bruxa Rita Repulsa e de todos os monstros que viessem após ela. Juntos, eles formam os Power Rangers, super heróis com poderes e portadores de equipamentos de alta tecnologia.


Punho de Ferro

Daniel Rand é um bilionário, herdeiro da fortuna das Indústrias Rayne. Por 15 anos, todos acreditaram que ele estava morto, após um acidente de avião no Himalaia que vitimou seus pais, Wendell e Heather Rand. Mas Danny foi salvo e viveu todo esse tempo na cidade mística de K'un-Lun, uma das Sete Capitais do Céu. Lá, Danny aprendeu a canalizar o seu chi e se tornou o Punho de Ferro. De volta a Nova York, ele vai tentar retomar seu posto na empresa, agora sob o comando de seus amigos de infância Joy e Ward Meachum. Mas ele precisa convencer a todos que é realmente quem diz ser e combater o Tentáculo, com a ajuda de Colleen Wing.


Supergirl


Kara Zor-El escapou de seu planeta, Krypton, durante sua destruição há anos. Desde que chegou à Terra, ela conseguiu esconder seus poderes, os quais compartilha com seu primo, o Super-Homem. Agora, aos 24 anos, Kara decide assumir suas habilidades sobre-humanas e ser a heroína que sempre foi destinada a ser.


The Flash

Apresentado dentro da segunda temporada de Arrow, Barry Allen ganha sua própria série em The Flash. O seriado mostrará a história de origem do super-herói, um detetive que passou boa parte da vida buscando respostas para a misteriosa e aparente sobrenatural morte de sua mãe, e que, depois de ser atingido por um raio e passar nove meses em coma, vê-se, ele próprio, com superpoderes, enquanto deve continuar com seu dever de proteger a Central City dos vilões.

E por hoje ficamos por aqui pessoal. Convenhamos que é uma seleção de grandes séries, difícil não amar TODAS.
Então, preparem as maratonas e apertem o play. E por hoje deixamos aqui um brande abraço e um até breve!


Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria
   

sábado, 22 de julho de 2017

Nossa Coleção de Harry Potter

7:36 PM 0 Comments
Hello leitores Potterheads de plantão!

Hoje o nosso post foi elaborado com o intuito de compartilhar com vocês um pouco das nossas paixões, e como vocês sabem, somos fãs da saga Harry Potter, então fotografamos a nossa coleção com itens da saga pra mostrar pra vocês.
Importante dizer que esses itens dispostos abaixo foram adquiridos ao longo dos anos, em feiras, eventos de editoras, encontros de fãs, presentes de parentes e amigos, enfim, uma coleção que vem sendo construída ao longo dos anos. É uma alegria poder mostrar pra vocês a partir desses itens um pouco das coisas que gostamos...




























































E por enquanto é isso pessoal!
Infelizmente não podemos detalhar no post onde adquirimos cada item, pois ficaria muito extenso e repleto de informações e a nossa intenção era realmente mostrar, porém, sintam-se a vontade pra perguntar aqui na caixa de comentários sobre qualquer um dos itens, será um prazer passar essas informações, pra vocês também formarem as suas coleções. Combinado?

Deixamos aqui um grande abraço e até breve!


Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria