sábado, 15 de julho de 2017

Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta

Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Gênero: Aventura e Fantasia
Ano: 1998
Páginas:287


Harry Potter e a Câmara Secreta - J. K. Rowling
Antes de ler a resenha do livro Harry Potter e a Câmara Secreta recomendamos que leia a resenha do livro anterior Harry Potter e a Pedra Filosofal.

[RESENHA] Este é o segundo livro da saga Harry Potter e vai trazer a narrativa do segundo ano escolar do garoto na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Antes de voltar para a escola, percebemos que as “férias” de Harry não estão sendo nada fáceis, pois os seus tios que já tratavam-no com rigidez e desamor pioraram bastante. Eles esconderam todos os materiais de Harry por medo do que o sobrinho poderia fazer usando a magia.
Logo de inicio o livro trás uma passagem com bastante confusão na casa dos Dursley, no qual um novo personagem entra na história pra causar confusão e muito humos, o nosso queridíssimo elfo doméstico, Dobby.
A teoria de Dobby é que Harry não deve voltar para Hogwarts, pois o Lord das Trevas pretende fazer coisas horríveis, e o garoto seria o seu principal alvo. Dobby acaba causando muitas confusões e deixa Harry mais encrencado do que nunca com os seus tios.
A confusão está completa quando os irmãos Weasley resolvem salvar Harry dos seus castigos, e armam uma fuga, eles simplesmente arranjam um carro voador e  aparecem na janela do garoto. É um momento sem igual!
Podemos dizer que é um livro repleto de mistérios, o principal circunda em torno da Câmara Secreta. Um lugar criado por alguém, que abriga uma criatura terrível. A maior ameaça é que essa câmara seja aberta novamente (no passado já foi), e o mistério que se esconde nela venha a tona causando destruição.
No decorrer da história, diversos ataques acontecem em Hogwarts, e as principais vitimas são os alunos nascidos "trouxas". Esse ataques acabam aguçando a curiosidade do trio (Harry, Hermione Rony), que começam as investigações. Hermione como sempre é uma garota genial, é consegue desvendar o terrível mistério que a Câmara Secreta esconde. 
Diversos personagens ganham destaque neste segundo livro, dentre eles a caçula da família Weasley, a pequena Gina, o insuportável e metido a galã professor Gilderoy Lockhart, dentre outros, sem contar com o maravilhoso trio (Harry, Rony e Hermione), que sempre nos proporcionam as melhores aventuras e confusões.  
E como sempre temos a presença ilustre de Lord Voldemort. Mas qual seria a participação dele nesses ataques? Pois é, vamos presenciar mais uma vez diálogos entre ele e o pequeno Harry, e também as semelhanças entre os dois, o que apavora um pouco o garoto. 
É uma leitura que prende, que cria no leitor um instinto investigador. Conforme a história vai se desenrolando,vamos encontrando novos fatos e evidências e aos poucos vamos descobrindo o que e quem está manipulando toda a situação. E um livro que deixa o coração do leitor ansioso para adentrar cada vez mais a vida de Harry e dos demais personagens.
"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades." (Pág. 280)

Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria


Nenhum comentário:

Postar um comentário