Hello leitores!
Como vocês sabem, as ideias que temos aqui para o blog são resultados de pesquisas em outros blogs, nas redes sociais e também resultante da opinião de alguns leitores (sintam-se a vontade para sugerir temas sempre). Então, recentemente encontramos uma lista com 10 mandamentos para o leitor, dessa forma, resolvemos adotar a ideia e reformular de acordo com a nossa personalidade leitora, esperamos que vocês gostem!
1- Não julgar um autor com base em uma obra apenas.
Gente, devemos sempre ter em mente que um autor não se fundamenta em apenas um livro. Determinado livro pode não ser tão envolvente, mas os outros trabalhos podem ser espetaculares, nunca devemos generalizar. E também a situação contrária, determinado livro pode ser maravilhoso, porém as outras bibliografias não são tão envolventes. O conselho é: antes de sairmos por ai dizendo que determinado autor não escreve bem, ou que escreve maravilhosamente, devemos conhecer um número legal das suas obras e depois disso, podemos sim, dar uma opinião com segurança!
2- Não ter vergonha do que se lê.
Esse é um mandamento para uma grande parcela de leitores que se envergonham de dizer que estão lendo determinados livros que são mais conhecidos pelo público mais jovem (quando não se é tão jovem), ou por estar lendo um livro com estilo mais adulto (como é o caso dos livros no estilo da trilogia Cinquenta Tons de Cinza). Gente, livros estão ai para serem lidos, o importante é lermos sempre. Não tenha vergonha das suas paixões, ler é libertador, não deixe ninguém oprimir você!
3- Tenha sempre um livro na bolsa ou uma versão digital no celular/tablet.
Quem nunca se pegou em uma recepção esperando aquela consulta que demora horas para acontecer? Ou que está em uma viagem que o destino parece não chegar?
Pois é pessoal, lembrem sempre de estar com um livro físico ou e-book na bolsa de vocês e verão que a espera torna-se mais rápida!
4- Não ficar preso ao um único autor e/ou estilo de leitura.
Sabemos que a nossa zona de conforto é maravilhosa não é mesmo?! Mas quem fica sempre na zona de conforto não descobre novas coisas e vive aventuras, por isso recomendamos que vocês não fiquem em suas zonas de conforto, dêem uma chance a outros autores e estilo de leitura. Quem sabe vocês não descobrem um novo autor que vai se tornar o queridinho de vocês? Ou um estilo de leitura que fará vocês quererem ler mais e mais?
5- Não criar expectativas.
Ok, parece piada a gente sabe! Vamos explicar... Criar expectativas é uma das piores coisas que tem no mundo literário, tem gente que acha que todo livro deve mudar a sua vida, o seu modo de enxergar o mundo, esperam tanto do livro e acham que é responsabilidade do autor que essas mudanças aconteçam e no fim o que acontece é apenas a frustração. Outras pessoas lêem o livro em sintonia com o autor, vão vivendo o momento da história e quando se dão conta a sua visão de mundo mudou.
6- Sempre que puder vá a uma livraria.
O ambiente da livraria é maravilhoso, além dos milhares de livros disponíveis que vocês podem pegar, folhear, ler um pouquinho, tem sempre pessoas que adoram ler e vocês podem dividir experiências e sugestões literárias. É um ambiente inspirador.
7- Ter cuidado extra com livros emprestados.
A gente sabe que cada um cuida dos seus livros do jeito que bem entender e não podemos julgar aqueles que cuidam diferente de nós. Dá um aperto no coração, por exemplo, ver páginas dobradas/amassadas? Para nós do Ponte Literária dá, mas não julgamos quem faz isso. Mas o que não podemos aceitar é aqueles que pegam livros emprestados e não tomam cuidado! Oh galera fica ligada, tomem cuidado com as coisas dos outros.
8- Releia um livro sempre que desejar.
Quando somos apegados a determinadas histórias sempre temos o direito de reler e reler novamente. Os livros sempre nos proporcionam isso, uma história nunca termina de verdade!
9- Faça uma lista dos livros desejados.
Essa na verdade é uma dica para organização dos leitores. Sempre é bom listar os livros que desejamos comprar e que nem sempre temos aquele dinheiro reservado. As promoções acontecem de maneira relâmpago e muitas vezes podemos fazer belas aquisições se temos em mente (e em anotação) os itens que mais desejamos.
10- Amar receber livros de presente.
E quem não ama receber presente? Sempre que algum amigo ou parente nos surpreende com um livro é sempre uma grande emoção. Depois de algum tempo isso provavelmente se tornará um hábito para as pessoas que nos conhecem e a nossa estante agradece. Um livro sempre será um bom presente!
E por enquanto são esses os 10 mandamentos que trazemos para vocês. Lembrando que essa lista foi feita baseada nas nossas experiências como leitoras e de forma alguma é uma verdade absoluta, estamos abertos para a opinião de vocês, seja positiva ou negativa, certo?
Então um grande abraço e até breve!
Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário