Nesta aventura, o feiticeiro cresceu e está com 14 anos. O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo torneio em que os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência - amor, amizade, aceitação e rejeição.
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Gênero: Aventura e Fantasia
Ano: 2001
Páginas: 536
Antes de ler a resenha do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo recomendamos que leia a resenha do livro anterior Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
[Resenha] O nossa amado Harry Potter já é um adolescente de 14 anos. Como o tempo está passando rápido, não é mesmo?!
A narrativa inicia como sempre com as férias nada animadoras do menino juntamente com os tios e o intragável primo.
Harry agora consegue utilizar de artimanhas para intimidar os seus tios. A simples menção ao nome do seu padrinho, supostamente perigoso e foragido de Azkaban faz com que os Dursley repensem antes de mal tratar o Harry.
O início das aulas em Hogwarts é sempre animador. O nosso amado trio se reencontra e a alegria é sempre garantida. Podemos reencontrar personagens queridíssimos, como Hagrid e os demais docentes de Hogwarts.
A novidade no novo ano letivo é a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, além de um grande evento que promete muitas emoções, o Torneio Tribruxo.
O famoso Torneio Tribruxo, sediado em Hogwarts, trás consigo a magia de outras escolas (Beauxbatons e Durmstrang), realmente muitas novidades. Um dos grandes eventos inesperados é a questão dos participantes do Torneio, pois geralmente somente três jogadores com idade superior a 17 anos são escolhidos para participar, porém, misteriosamente o nome de Harry Potter surge no Cálice de fogo, colocado por não sabemos quem, ou sabemos? Os outros campeões escolhidos são Fleur Delacour de Beauxbatons, Cedrico Diggory também de Hogwarts e Vitor Krum de Durmstrang.
Iniciados os jogos, as tarefas são lançadas, os nossos quatro jogadores partem para a ação. É notável que entre os competidores existe também o instinto de cooperação. Nesse quarto livro, podemos adentrar um pouco mais no mundo de Cedrico Diggory, um personagem cativante e corajoso, um ponto de amizade na vida de Harry.
Podemos dizer que é um ano de novas paixões, de emoções ao extremo, de perdas que não podemos explanar tamanho lamento, é também o ano em que o Lorde das Trevas conseguiu desestabilizar fortemente a vida de Harry e de pessoas próximas a ele.
E mais uma vez, J.K. Rowling conseguiu nos envolver em um enredo com pegadas complexas que conseguiram se desenrolar no decorrer da história, não deixando nenhum ponto em aberto. É um livro que emociona, que coloca em pauta temas como a amizade, a perda de pessoas queridas, o primeiro amor, dentre outros temas relevantes que sempre são vistos neste mundo literalmente mágico.
“ - A curiosidade não é um pecado. Mas devemos ser cautelosos com a nossa curiosidade… sem duvida…” (pág. 476)
Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário