Cidade dos ossos nos apresenta Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um "tio" postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube, a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos.Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título original: City of Bones
Gênero: Aventura/Fantasia/Romance
Ano: 2007
Páginas: 476
[RESENHA] Cidade dos Ossos é o primeiro dos seis livros da série Instrumentos Mortais escrito pela autora norte-americana Cassandra Clare.
Clarissa é uma adolescente de 15 anos, tem a vida "normal" de qualquer adolescente: mora com a mãe, estuda, sai com o seu melhor amigo Simon Lewis e fica de castigo. Ela tem o dom maravilhoso para a arte, igual a sua mãe. O que ela não esperava é que sua vida pudesse mudar rapidamente... Tudo começa quando Clary e Simon vão ao Pandemônio, boate onde menores de idade conseguem entrar devido a ajuda do segurança. Lá ela vê um garoto de cabelo azul que chama a sua atenção, pensa em falar com ele, mas é tímida demais e desiste. Isso não impede que ela fique observando o garoto, é quando ela vê que ele está entrando no depósito com uma garota com o corpo "perfeito", mas eles estão sendo seguidos por dois rapazes com estranhas tatuagens na pele e que estão armados. Nesse instante Clary decide que precisa fazer algo, pois sabe que o casal corre perigo. O que torna a situação estranha é que apenas ela consegue enxergar esse excêntrico grupo.
Decidida ela tenta, em vão, impedir o assassinato do garoto de cabelo azul, sem acreditar na frieza do grupo ela os questiona sobre o motivo de terem matado o garoto. Jace, um rapaz de cabelos e olhos dourados, garante que o garoto não era um mundano (pessoas humanas) e sim um demônio.
Clary pensa em chamar a polícia, mas o que ela vai dizer se é a única que vê o grupo, sem falar no fato que o corpo do demônio simplesmente sumiu.
No dia seguinte Jace se encontra com Clary e diz que vai levá-la ao Instituto onde ele vive para que ela possa conhecer Hodge, o instrutor de Jace e explicar tudo o que ela acha ser criação da sua mente. Porém ela recebe uma estranha ligação da sua mãe e volta correndo para casa.
A casa de Clary está toda revirada e não tem sinal de sua mãe, ao tentar entrar no seu quarto um demônio conhecido como Ravener à ataca, mas ela consegue matá-lo quando joga em sua boca o sensor que pegou de Jace, ao confundi-lo com um celular. Antes de morrer o demônio consegue ferir e injetar veneno no sangue de Clary. Sua única chance de sobreviver é ir ao Instituto para ser devidamente tratada.
Quando está totalmente curada Clary decide que vai procurar a mãe, pois sabe que ela ainda está viva e precisa correr contra o tempo. No Instituto ela descobre que o que ela sabia da sua vida e da sua mãe não passou de uma mentira. A mãe guarda diversos segredos sendo o principal deles é que ambas são Caçadoras das Sombras. Clary tenta não se abalar muito com tudo o que descobriu em pouco tempo, seu foco é encontrar a sua mãe e voltar para a vida tranquila e normal que ambas tinhas... Será que vai ser tão fácil assim?
O livro Cidade dos Ossos ganhou uma adaptação cinematográfica intitulada "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos" que foi lançado no dia 21/08/2013. O filme foi dirigido por Harald Zwart (Karatê Kid, A Pantera Cor-de-Rosa 2, O Agente Teen, entre outros filmes) e conta com Lily Collins, Jamie Campbell Brower, Robert Sheehan, Kevin Zegers, Jemima West, Aidan Turner e Godfrey Gao como elenco principal.
Além dessa adaptação cinematográfica, a saga também ganhou uma série produzida pela emissora americana Freeform e teve estreia no dia 12/01/2016 com o nome "Shadowhunters". O elenco principal da série conta com Katherine McNamara, Dominic Sherwood, Alberto Rosende, Matthew Daddario, Emeraude Toubia, Isaiah Mustafa e Harry Shum Jr. A primeira temporada tem 13 episódios, a segunda tem 20 episódios e a terceira tem 10 episódios. Infelizmente a série foi cancelada, mas a emissora informou que eles vão gravar mais 10 episódios que serão lançados a partir de março de 2019. E para que a série tenha uma conclusão satisfatória eles vão gravar mais dois episódios extras para finalizar a série.
"Palavras são como armas." Valetim Morgenstern (pág. 312)
Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário