Depois ser apresentada ao Mundo de Sombras e a Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título original: City of Ashes
Gênero: Aventura/Fantasia/Romance
Ano: 2008
Páginas: 448
Antes de ler a resenha do livro Cidade das Cinzas recomendamos que leia a resenha do livro anterior Cidade dos Ossos.
[RESENHA] No livro anterior tivemos a revelação de que Valentim Morgenstern está realmente vivo. A sua morte não passou de uma farsa para que ele pudesse ficar impune em relação as atitudes cometidas pelo Ciclo, grupo de Caçadores de Sombras comandado por ele, contra a Clave e o Submundo.
Valentim conseguiu roubar um dos três Instrumentos Mortais, o Cálice de Fogo. Quem tem a posse desse instrumento consegue controlar todos os tipos de demônios, inclusive os Demônios Maiores que são extremamente difíceis de serem mortos. E é esse o desejo de Valentim, atrair milhares demônios para conseguir concluir o seu objetivo que anos atrás foi frustrado...
Descobrimos anteriormente que o verdadeiro pai de Clary é Valentim. Sua mãe nunca contou a verdade, pois ela fugiu dele quando houve a Ascensão e desde então ela se desligou do Mundo das Sombras. Jace e Clary se aproximaram muito, ele estava disposto a fazer de tudo para ajudá-la a encontrar sua mãe e o sentimento de amizade virou algo mais, algo que eles não confessavam em voz alta, mas que sentiam. Além do caos geral que Valentim causou ao reaparecer, ele revelou que os verdadeiros pais de Jace são Jocelyn e ele o que o torna irmão de Clary. Os dois ficam em choque com essa revelação e a relação deles fica abalada.
Crianças do Submundo estão aparecendo mortas e ninguém sabe quem ou o que causou suas mortes. Isso gera desconfiança e instabilidade nas delicadas relações do Submundo, principalmente entre os lobisomens e os vampiros. Por causa da ressurreição de Valentim a Inquisitora vai para o Instituto com o objetivo de descobrir os seus planos e o que ele contou ao seu filho, Jace.
Jace não gosta da desconfiança que recai sobre e ele, e acaba sendo insubordinado com a Inquisitora, que o manda para uma noite com os Irmãos do Silêncio.
Durante a noite Valentim aparece na Cidade do Silêncio mata os Irmãos do Silêncio e rouba o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada Mortal, que estava sob a proteção dos Irmãos do Silêncio e era usada em julgamentos dos Caçadores de Sombras, pois quando se segura a espada não é possível mentir. As desconfianças contra Jace aumentam ainda mais e ele vai precisar da ajuda de seus amigos e de sua irmã para provar a sua inocência e não ser punido pelos erros e pecados de seu pai.
Simon está tentando se acostumar ao fato de Clary ser uma Caçadora de Sombras e passar tanto tempo com Jace, Isabelle e Alec, afinal os dois praticamente não se desgrudavam. Mas agora ela precisa salvar a sua mãe e o trio pode ajudá-la... Uma reviravolta acontece na vida de Simon e pode colocar a sua amizade com Clary em jogo.
Será que Jace vai provar a sua inocência? Clary vai conseguir salvar a sua mãe? E a Clave conseguirá impedir e prender Valentim?
"Quando você não consegue falar a verdade para as pessoas com quem mais se importa no mundo, eventualmente deixa de conseguir dizer a verdade para si mesmo." Luke p. 397
Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário