sábado, 26 de outubro de 2019

8 livros censurados pelo mundo

Hello, leitores!

No nosso post de hoje resolvemos trazer para vocês, uma lista de livros que foram censurados em algum momento, seja por questões religiosas, temas relacionadas a sexualidade ou temáticas que a sociedade de alguma maneira considera inapropriado ou que por muito tempo considerou.

Confiram...

1984, de George Orwell
Foi censurado durante a Guerra Fria por apresentar um mundo controlado por totalitários. Também foi proibida por ser tida como pró-comunismo.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll
Na China, o livro foi banido por dar aos animais as mesmas qualidades que os homens e colocá-los no mesmo nível hierárquico.

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky
Censurado nos Estados Unidos, em 1999, logo após seu lançamento, por falar abertamente sobre homossexualidade e drogas.

Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James
Censurado na Flórida, Geórgia e Wisconsin, nos EUA, e na cidade de Macaé, no Brasil, devido ao seu teor sexual.

Crepúsculo, de Stephenie Meyer
A história de amor entre uma mortal e um vampiro conquistou leitores em todo o mundo. No entanto, não escapou ao julgamento de alguns pais americanos, por falar de sexo e assuntos sobrenaturais. A saga está na quinta posição do relatório anual de livros proibidos nos Estados Unidos.

Harry Potter, de J. K. Rowling
Nos Emirados Árabes Unidos, a coleção foi censurada por, supostamente, incentivar a bruxaria.

Lolita, de Vladimir Nabokov
Proibido em vários países por causa da sua narrativa considerada pornográfica. Depois de ser descrito pelo editor John Gordon, do Sunday Times, como “o livro mais sujo que li”, todas as cópias foram apreendidas em 1955.

O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
O diário secreto de Anne Frank, no qual a menina de origem judaica partilha o seu sofrimento, as dúvidas e as angústias, enquanto tenta escapar com a família à perseguição nazi, parece não ter sensibilizado todo o mundo. As referências a sexualidade e homossexualidade fizeram com que o livro tenha sido censurado em algumas escolas de ensino básico nos Estados Unidos. Os pais acreditavam que o conteúdo era perturbador para as crianças.


E por hoje é isso pessoal!

Podemos perceber que os livros listados são de grande sucesso e que mesmo passando por censura, são obras conhecidas e que agradam grandes públicos.

Esperamos que vocês tenham gostado do post. Um grande abraço e até breve! 


Fonte:


Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário