sábado, 19 de outubro de 2019

Resenha: Treze

O azar pode ser a sua ruína. A sorte também.
Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação.
Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
O que fazer quando a sorte se transforma em infortúnio e o azar é a resposta para tudo? Olhe bem de perto e tente decifrar o enigma. Mas não se deixe iludir: a resposta está muito além do número que cintila dentro bola de cristal.
Muito além do... treze!


Autor: FML Pepper
Editora: Galera Record
Gênero: Jovem adulto
Ano: 2017
Páginas: 406

Treze - FML Pepper
[RESENHA] A história começa com duas amigas, Rebeca e Suzy, indo ao parque de diversões porque Suzy quer se consultar com a cartomante Nadeje. Suzy está curiosa para descobrir o que o futuro lhe reserva, ela ouviu coisas boas a respeito da cartomante, o quanto ela é detalhista e precisa. Já Rebeca tem uma crise de riso, pois não acredita nos poderes mediúnicos da Madame Nadeje.
Beca não tem fé em Deus e não acredita nas pessoas, tudo isso devido a forma como foi criada. Desde pequena ela conhece as artimanhas do crime, com o tempo foi se aperfeiçoando nos crimes online, ela é uma hacker, uma ladra. E planejou junto com a sua mãe um grande roubo que vai acontecer em dois dias. Esse roubo precisa ser um sucesso, pois elas devem dinheiro para o agiota Jean Pierre e o prazo para quitar a dívida está acabando.
Ao sair da consulta com a Madame Nadeje, Suzy está um pouco chocada, ela não conta o que foi revelado, mas Beca sabe que a sua amiga ficou impressionada e Suzy tenta convencer Beca a não fazer o grande roubo com a sua mãe. Beca não dá atenção ao que a sua amiga está dizendo e as duas vão embora, cada uma em seu carro. Antes de conseguir chegar ao local onde deixou o carro estacionado um temporal começa a cair sobre Beca e ela está com os sentimentos a mil, em alerta, como se algo de ruim fosse acontecer. Ela não quer se deixar levar por esses sentimentos, pois não acredita nesse tipo de coisa. Quando consegue chegar ao carro ela entra rapidamente e logo dá a partida, mas de repente algo passa por ela e pelo retrovisor ela vê a Madame Nadeje. O que ela está fazendo ali?
No primeiro instante Beca sente prazer em ver Nadeje tomando chuva enquanto espera no ponto de ônibus, mas depois ela sente um mal-estar, afinal ela é apenas uma funcionária do circo. Beca resolve dar carona a cartomante, mesmo que a sua presença lhe incomode.
Madame Nadeje agradece a carona, segura a mão da garota com força e por mais que Beca tente se soltar ela não consegue, é nesse momento que a cartomante começa a dar avisos... Primeiro conta que ela deve tomar cuidado com o francês Jean Pierre, pois ele não vai parar enquanto não conseguir o que quer. E não para por aí, ela também fala sobre as faculdades que Beca vai fazer, onde vai encontrar o amor da sua vida e sobre o número 13, o número na qual a garota não gosta nem um pouco. O amor da vida de Beca será o seu 13° namorado, e mais, ele será a pessoa que poderá salvá-la da vida que ela leva atualmente. A garota já está enfurecida, não acredita em nada que a cartomante lhe diz. Para finalizar, Nadeje também pede que ela desista do plano para o dia seguinte, o grande roubo que fará com sua mãe.
Por mais que não acredite em sorte, azar e previsões, Beca fica incomodada com todas as coisas que foram ditas pela Nadeje e comenta com a sua mãe que elas deveriam adiar o plano. Isra, mãe de Beca, acha que a filha enlouqueceu, diz que elas não devem adiar o plano, pois não terão outra oportunidade. Beca lhe conta a respeito da cartomante, sua mãe tem uma crise de riso e lhe diz que tudo é uma farsa, que a mulher usou hipnose para saber sobre os segredos de Beca e assim pode fazer as suas "previsões".
O plano de Beca e sua mãe dá certo, elas conseguem fazer o grande roubo e sua mãe vai pagar o que devem para Jean Pierre. Ambas vão sair do país em vôos e destinos diferentes, para depois se encontrarem e irem de trem até a Espanha. Beca está na fila para embarcar quando ouve gritos em algum lugar próximo de sua fila, logo ela percebe que sua mãe foi pega pela polícia. Para não ser presa por pelo menos 10 anos, a garota aceita uma oferta da polícia: cooperar com alguns casos quando for solicitado e ela também terá que fazer faculdade.
Também somos apresentadas ao Karl, um jovem lutador e grande promessa do UFC. Ele acabou de ganhar mais uma luta e vai ter a chance de disputar o cinturão em Las Vegas.
Essa noite foi a luta final, a grande decisão para que ele pudesse ir a Las Vegas. Sua mãe, sua irmã e seu amigo, Leo, estavam lá para apoiá-lo. Após o anuncio de sua vitória muitas pessoas foram comprimentá-lo, mas ele estava focado em encontrar o olhar de uma única pessoa que até o momento não tinha encontrado: Bia, sua namorada. Leo conta que ela não apareceu e sem pensar direito, Karl pega a chave da moto e vai até até o prédio onde ela mora.
Karl chega no prédio da sua namorada e nota uma moto estacionada do outro lado, uma moto verde, tão potente quanto a sua. Ele já viu essa moto outras vezes, quando resolvia aparecer por lá de surpresa. Uma pulga cresce atrás da orelha, mas logo ele corta o pensamento ridículo que surge.
Ao chegar no apartamento quem abre a porta é Amanda, amiga de Bia. Além das duas, um outro rapaz está no apartamento, Igor. No primeiro momento Karl pensa que Igor é o namorado secreto de Amanda, Bia comentou uma vez que ela estava saindo com alguém. Ele está desconfiado e resolve perguntar, mas antes mesmo que o rapaz responda ele já sabe a resposta: Igor não é namorado de Amanda.
Karl se aproxima de Bia, mas o seu toque faz com que ela estremeça. Ele só quer sair dali, encher a cara, voltar no dia seguinte e quem sabe assim isso não passe de um pesadelo. Infelizmente não tem como fugir da realidade: Bia não é mais sua namorada, agora ela está namorando Igor. O mundo de Karl desaba.
Ele sai enlouquecido do apartamento de Bia, sofre um grave acidente e fica 4 meses em coma. Quando se recupera e acorda do coma ele descobre que tem um coágulo no cérebro que é inoperável. Sua vida muda completamente, ele não sabe quanto tempo ainda tem e precisa parar de lutar, pois qualquer pancada pode levá-lo a óbito. A única pessoa que sabe do coágulo é a sua irmã.
Dois anos depois desses acontecimentos a vida de Beca e Karl se cruzam... Muita coisa mudou para ambos. E muita coisa ainda vai mudar... Para saber o destino deles e como suas vidas estão cruzadas vocês vão precisar ler o livro.
Super indicamos a leitura de "Treze", esse livro foi uma surpresa muito agradável! A leitura é tranquila e fluída... Ficamos emocionadas com a mensagem final do livro.
Esse é o primeiro livro que lemos da autora FML Pepper e estávamos ansiosas para ler, pois já lemos a respeito do livro nas redes sociais e nas últimas Bienais do Livro ele vendeu muito bem. Por isso mergulhamos de cabeça e começamos a nossa leitura.

"A nossa maior riqueza não são os bens materiais, mas as pessoas que amamos."

Email: ponteliteraria2017@gmail.com
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017
Instagram: @ponte_literaria
Twitter: @ponte_literaria
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário