sábado, 18 de novembro de 2017

Resenha: Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para retornar à escola e descobrir por que seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo.
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Título Original: Harry Potter and the Order of The Phoenix
Gênero: Aventura e Fantasia
Ano: 2003
Páginas: 704

Harry Potter e a Ordem da Fênix - J. K. Rowling
Antes de ler a resenha do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix recomendamos que leia a resenha do livro anterior Harry Potter e o Cálice de Fogo.

[RESENHA] Harry agora tem 15 anos e novamente está passando as férias na casa dos seus tios, os Dursleys. Com o triste fim do livro anterior, Cálice de Fogo, Harry se sente sozinho, não tem notícias dos seus melhores amigos e nem de seu padrinho. O Profeta Diário ignora ou finge não saber sobre o retorno do temido Lorde das Trevas, e com isso Harry fica apreensivo sem nenhuma informação.
Harry e seu primo Duda são atacados por dois Dementadores em Little Whinging, onde vivem apenas trouxas. Com isso a Ordem da Fênix vai buscá-lo para que ele fique em um local seguro, a sede da Ordem da Fênix.
Vocês devem estar se perguntando "Mas o que é a Ordem da Fênix"? É uma sociedade secreta que foi criada por Dumbledore durante a primeira guerra bruxa para combater o Lorde das Trevas. É devido ao seu retorno essa sociedade entra novamente em ação. A atual Ordem da Fênix é composta por diversos personagens conhecidos por nós,  Dumbledore, Sirius, Sr. e Sra. Weasley, Lupin, Moody, Quim Shacklebolt, Tonks, Snape, entre outros.
Os meninos não conseguem facilmente informações, pois eles são considerados novos demais para fazer parte dessa sociedade, porém eles conseguem descobrir que Voldemort está atrás de uma "arma" que ele não tinha antes e os membros da Ordem da Fênix estão fazendo de tudo para impedir que ele consiga encontrá-la.
Um pouco antes de voltar para Hogwarts, Harry ficou sabendo que Dumbledore vem enfrentando diversos problemas. Durante todo o verão o Ministério da Magia e O Profeta Diário ficaram publicando matérias contra Harry e Dumbledore, colocando em jogo a sua reputação, pois eles não acreditam no retorno do Lorde das Trevas. Diversos decretos são instaurados para que o Ministério tenha mais controle e poder sobre Hogwarts. Um desses decretos coloca Dolores Umbridge, funcionário do Ministério, como funcionário da escola e ela passa a lecionar a matéria de Defesa Contra as Artes das Trevas. Harry e seus amigos percebem que essa não é sua única função, ela também está espionando Dumbledore e todos aqueles que não concordam com o ministro da magia.
Já não basta todas as preocupações que os meninos enfrentam com o retorno de Voldemort e com Umbridge no colégio, esse é o ano em que eles precisam fazer as provas do N.O.M. (Níveis Ordinários em Magia), o que aumenta ainda mais o estresse do grupo.
Tendo Umbridge como professora de Defesa Contra as Artes das Trevas os alunos não estão aprendendo de fato magia, mas apenas a teoria. Ela alega que os alunos não precisam aprender a magia em si, pois eles não tem nenhum motivo para se preocupar e ninguém a temer. Harry está cada dia mais irritado com as coisas que vem acontecendo e com a ajuda de Rony e Hermione eles criam a Armada de Dumbledore, onde Harry vai ensinar alguns de seus amigos e outros colegas do colégio a praticarem feitiços para de protegerem e atacarem se for preciso.
Como sabemos que nem tudo são flores (especialmente para Harry e seus amigos) muitas coisas vão acontecer. Como será que o ano termina? Será que vão conseguir provar o retorno de Voldemort e derrotá-lo de vez? Será que Umbridge trará mais problemas? J. K. Rowling com seu incrível talento continua prendendo os leitores a cada página e sempre ensinado uma nova lição, ou reforçando aquelas que foram passadas nos livros anteriores.

"O espírito sem limites é o maior tesouro do homem" 

Email: ponteliteraria2017@gmail.com 
Facebook: Ponte Literária @ponteliteraria2017 
Instagram: @ponte_literaria 
Twitter: @ponte_literaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário